Curso gratuito para você ter Vitalidade em todas as áreas da sua Vida

Alimentos Mineralizantes

Alimentos Marinhos

Todos os tipos de alimentos marinhos tem uma riqueza maravilhosa em seus rastros minerais, isso acontece por que no mar nós encontramos pequenas quantidades (rastros) de praticamente todos os minerais. Se você for vegetariano ou não, adicione algas marinhas a sua dieta, dentre as algas, aqui vão algumas para você conhecer.

Nori

A nori é normalmente apresentada como folha que é formada por algas marinhas. É a alga que se usa no preparo de sushi e temaki. Ela é rica em proteína, cálcio, ferro, vitamina A, B e C.

Wakame

A wakame é um dos alimentos vegetais mais nutritivos que existem, ela possui alta concentração de cálcio e iodo, em geral é comprada seca e utilizada em saladas e sopas.

Hijiki

O hijiki é uma alga presente na alimentação da cultura japonesa, ele é rico em cálcio, ferro e magnésio. Infelizmente hoje em dia existem contra-indicações do consumo desta alga por conta de contaminações.

Kombu

Essa notável alga que é geralmente comprada seca e hidratada para uso em arroz e sopas tem uma elevada quantidade de iodo e apresenta excelentes resultados ajudando no processo de digestão (reduzindo gases).

Agar Agar

O agar em geral é comprado em forma de pó, da cor branca, e usado como gelatina vegetal. Ele é um produto originado de algas vermelhas. Ele não é tão rico em proteínas, mas, é formado de fósforo, ferro, potássio, cloro e iodo.

Sal Marinho

Quando em sua forma não refinada, o sal proveniente do mar contém diversos outros traços minerais que são benéficos a saúde, dependendo da origem o sal marinho pode varias em sua cor (vermelho, preto, cinza etc).

Como Consumir Algas

Aqui estão algumas idéias para você levar os minerais para o seu dia a dia.

Alga em Flocos

Modo de preparo: escolha as algas de sua preferencia e se elas não estiverem bem sequinhas e crocantes, seque elas ao Sol, no desidratador ou no forno. Pique elas em pedacinhos e depois adicione elas em porções pequenas ao liquidificador e aperte varias vezes o botão pulsar para triturar. Faça isso até elas terem o tamanho parecido com o do orégano seco usado para temperar pizzas.

Utilize para finalizar alimentos como saladas, molho de salada, arroz, sopas, patês (hommus, pesto etc.), pão e até mesmo na pipoca.

Adicione ao Cozimento

  • Se for cozinhar alguma leguminosa (feijão, grão de bico, lentilha, ervilha etc.) coloque um pedaço de alga, como por exemplo 3cm de alga kombu, e, depois do cozimento, retire a alga e tempere a receita normalmente.
  • O mesmo pode ser feito ao cozinhar arroz, essa é uma prática comum entre japoneses, especialmente com a alga kombu.
  • Adicionar um pouco de alga a receitas de sopas. Por exemplo. Uma sopinha de abóbora com um pouquinho de alga fica uma delícia.

Salada

Essa é uma forma gelada de consumir algas, faça uma salada e acrescente alga Wakame hidratada por 30 minutos em água morna.

Um exemplo de salada é você ralar cenoura, hidratar uma massa de macarrão japonês chamado de harussame (feito de feijão verde), picar cebolinha e misturar a wakame hidratada a isso. Tempere com shoyu e adicione umas gotas de óleo de gergelim.

Gelatina

Você pode usar o agar-agar  para prepara diversos tipos de sobremesa gelatinosa, mas, lembre-se que o agar-agar só é solúvel em água quente.

Uma receita básica para preparar a gelatina é 1 xícara de suco de uva (ou outra fruta) para 1 col. de chá de agar em pó, basta ferver por 2 minutos, deixar esfriar por 5 e por na forma desejada. Você pode usar leites vegetais como o de coco e testar outras receitas, use a criatividade.

Rolinhos

Use as folhas de alga nori para fazer rolinhos de salada, use a criatividade, é possível cortar como se fosse sushi, um pouco mais ou mesmo enrolar em forma de temaki.

Eu gosto muito de colocar tiras de pimentão, broto de trevo, cenoura, beterraba, nabo, rabanete e salsão. Sempre acompanhado de algum molho de salada, que pode ser simplesmente shoyu com azeite ou algo mais sofisticado.

Alimentos Terrestres

Os alimentos terrestres são a base da dieta da maioria das pessoas. A riqueza nutricional presente neles vai depender da qualidade do solo, ou seja, a forma de adubação e manejo do solo faz a diferença, se não houver alguns nutrientes no solo a planta não terá de onde retirar ele, por esse motivo, os alimentos plantados em solos mais férteis e bem tratados em geral terão mais nutrientes em sua composição.

Algumas dicas de como e o que consumir

  • Tomar sucos de vegetais é uma excelente forma de absorver nutrientes, o querido suco verde é um tesouro. Isso acontece pois os nutrientes dentro da seiva da planta já estão estruturados de uma forma muito favorável para as nossa próprias células e vem na forma líquida, facilitando muito o processo de assimilação pelo nosso trato digestório.
  • Na nossa sessão anterior você tem algumas receitas inspiradoras. Se quiser acessar basta clicar aqui.
  • Procure consumir alimentos selvagens, PANCs, orgânicos e especialmente bem maduros, especialmente se amadureceram no pé! Quando uma fruta tem aroma e sabor diferenciado de outras, por exemplo uma manga bem cheirosa, isso significa que a composição química da fruta que tem aroma e sabor mais acentuados em relação a fruta que não desenvolveu essas característica, uma riqueza nutricional.
  • Atente que alimento bom, salve algumas excessões, tem aparência e sabor saudável, nada de comprar uma abobrinha murcha e fraquinha só por que é orgânica, alimento orgânico bem cultivado fica forte, bonito e saboroso.

Saiba um pouco mais

Além dos alimentos básicos você pode consumir alguns tipos de super alimentos, pois, eles se destacam pela excelente fonte de algum nutriente específico, por exemplo:

  • A Spirulina é rica em ferro e zinco.
  • A Goji berry tem mais de 20 minerais, um belo aporte de betacaroteno e antioxidantes.
  • A Água de Coco tem o perfil mineral semelhante ao plasma presente no nosso sangue.
  • O Pólen das plantas é rico em diversos minerais.

E assim por diante.

Dependendo do solo, o alimento vai ter condições de se desenvolver mais ou menos mineralizado, então, vale muito a pena a gente consumir alimentos e super alimentos de origem boa e confiável.

Compartilhe

  • Salve essa página nos seus favoritos para sempre ter acesso a esse conteúdo extra.
  • Se você deseja rever os vídeo, ler sobre o curso, o responsável e os apoiadores clique aqui.
  • Para entrar em contato envie um email para atendimento@manualhumano.com.br
  • Se você quer voltar a página inicial da área de membros clique aqui.

Muito obrigado pela sua Presença.

Com Amor,

Paulo Yamaçake

Contato pelo email atendimento@manualhumano.com.br

O Curso Saúde Radiante e todo o seu material são materiais informativos, qualquer ação realizada pelo expectador é de total e inteira responsabilidade do mesmo.